quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal de Juventude e a Rede Acreana de Mulheres e Homens celebram convênio para realização da II Semana Municipal de Juventude.

Por: Karin Boufleuer Adamante
 Coordenadora da Semana

Desde o mês de junho, a equipe responsável já está nos preparativos para a Semana, que este ano terá como Tema: Juventude e Vida Saudável.
O tema juventude adquiriu uma visibilidade muito grande nos últimos anos em Rio Branco. Os jovens ocupam o centro de questões que comovem a cidade, tanto no que diz respeito aos problemas gerados pelo agravamento das desigualdades, como no que se refere à esperança de novos caminhos para nossa evolução social, com valores e padrões éticos superiores aos que predominam hoje. 
Atualmente, os jovens de 15 á 29 anos, convivem com um cenário pouco favorável ao seu desenvolvimento, dentre os principais problemas encontrados nesse cenário podemos citar: gravidez na adolescência; doenças sexualmente transmissíveis; violência, drogas e baixa de escolaridade entre outros.
No Brasil, já existem muitas políticas voltadas a essa faixa etária, mas será que os jovens têm acesso a essas políticas?
Devemos fazer com que os jovens compreendam a juventude, e passem de receptores a participantes ativos dessas políticas. Para isso, o jovem deve ser estimulado a participar, entender a diversidade de conceitos que esse termo 'juventude' engloba.
Para nós a juventude é a fase da existência humana mais bonita, mais agradável, mais aberta no sentido de que tudo são aprendizagem e desenvolvimento. Acima de tudo, é o instante, é o período que todo o nosso sistema, seja físico, mental e social está receptivo a tudo de construtivo que possamos realizar.
Por isso, o tema juventude deve ser discutido sempre, todos os dias, porém reservar uma semana a cada ano para o debate é de extrema importância tendo em vista toda a complexidade e diversidade da questão, além de abrir espaço para as suas diferentes formas de manifestação.
A 2ª Semana Municipal de Juventude visa desenvolver trabalhos nas áreas de entretenimento, educação, comunicação e mobilização social, valorizando assim os talentos e grupos das comunidades, além de politizar e despertar o interesse de conhecer as políticas voltadas à juventude. Nesta Semana, queremos também tratar de um assunto muito importante: Vida Saudável na Juventude. Queremos informar e incentivar os jovens a seguir um plano de vida saudável, sensibilizando para alguns obstáculos à saúde, como doenças mais comuns nessa faixa etária.
A informação e a participação são instrumentos que contribuem significativamente para alcançar os objetivos das políticas públicas, em especial, são essenciais para o sucesso das políticas mais recentes como as de juventude. Hoje em dia se reconhece as dificuldades e a grande complexidade que envolve os processos efetivos de construção e de desenvolvimento das políticas de juventude.
Da mesma forma se percebe a necessidade de que gestores, ativistas, parlamentares e especialistas tenham o entendimento da real dimensão e da relevância social e política destes novos processos sociais contemporâneos que envolvem as novas gerações. O reconhecimento profissional baseado nas experiências práticas é ainda mais valorizado se complementado por formações específicas que contribuam com os objetivos desta temática.
Por fim, uma semana voltada somente para debater juventude apresenta uma oportunidade de aprendizagem, muito próximo de casa ou do trabalho, e ao mesmo tempo acessar um universo de conhecimentos e de trocas de experiências que contribuem diretamente na formulação coletiva e na atuação prática de cada um.
Neste sentido, a 2ª Semana Municipal Juventude tem como objetivos desenvolver atividades artísticas, culturais, desportivas e recreativas que favoreçam a interação entre a juventude de nossa cidade, e estimulem a convivência, o diálogo, a compreensão mútua, o companheirismo, a cooperação e o surgimento de novas lideranças, fortalecendo o cuidado com a saúde, numa idade tão importante para nossa formação.
O principal objetivo da Semana é envolver a juventude do município e contribuir para o conhecimento de políticas públicas voltadas a esse grupo, estimulando assim sua participação ativa nas atividades realizadas, orientando para construção de um plano de vida saudável, para superar alguns obstáculos à saúde.
As atividades de produção cultural, assim como as de recreação e esporte, são campos centrais para a vivência da juventude. Valem como espaços para construção de identidades e sociabilidade, incluindo a criação de linguagens e códigos próprios. Possibilitam experimentação, troca de informações, ampliação de referências, elaboração e confronto de valores. Permitem que os jovens se encontrem com outros jovens em espaços menos controlados e regrados. Neste sentido, a programação na semana terá essa abordagem como referência metodológica, ou seja, construção de momentos onde os jovens se sintam livres para ajudar construir momentos saudáveis para sua vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário